Transformando a vida de famílias que terão acesso a energia elétrica pela primeira vez no Natal, o governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (23/12), 60 painéis de energia solar a três comunidades turísticas no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). A ação faz parte do programa Brilha Amazonas, que propõe o desenvolvimento do turismo como fonte de renda utilizando energia limpa.
As placas solares foram entregues para as comunidades Tiririca, Santo Antônio e Marajá, onde residem 53 famílias. As comunidades ficam na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, uma das Unidades de Conservação Estaduais geridas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e atendem turistas em parceria com hotéis da sede do município. Inicialmente, os kits com painéis solares atenderão residências de 30 famílias.
LEIA TAMBÉM: Mais de 200 celulares roubados foram recuperados e aguardam donos em Manaus
No local, os populares utilizam motores movidos a diesel para ter energia elétrica durante três horas por noite, e além disso, não dispõem de eletrodomésticos básicos como geladeira para armazenar alimentos. Os moradores não chegaram a ser contemplados pelo projeto “Luz para Todos”, do Governo Federal, porque a área é considerada um sítio arqueológico, logo, a entrega dos painéis garante a proteção da área.
“Nós estamos trazendo dignidade a essas pessoas, qualidade de vida para esses moradores, principalmente para as crianças, mas também ajudando na atividade econômica, porque no momento que eles têm energia elétrica, vão conseguir prestar um serviço de maior qualidade para quem vem ao município visitar a região”, afirmou Wilson Lima.
A entrega dos equipamentos de energia solar simboliza um momento histórico para as comunidades, que terão o primeiro Natal com acesso ao serviço básico.
O aposentado Júlio Loureiro, o ‘Juquinha’, de 67 anos, vive há 50 anos na comunidade Tiririca e foi um dos primeiros moradores do vilarejo. Ele afirma que ter acesso a energia elétrica pelo programa do Governo do Amazonas é um sonho realizado para todos os moradores.
“É um sonho realizado. É você ter uma luz pra você sobreviver. Eu agradeço ao governador do Estado e o povo da comunidade fica muito alegre. É uma festa que nunca aconteceu aqui no Tiririca. A mudança do gerador pequeno para placa solar não tem como comparar”, reforçou o aposentado.
As placas de energia solar instaladas nas comunidades que vivem do turismo é uma iniciativa pioneira e alinhada à promoção de um destino verde e sustentável. A ação foi lançada em 2023 e é coordenada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Para tornar o Amazonas como referência em política de energia limpa, o Governo do Amazonas tem atuado em diversas frentes, incluindo o turismo sustentável. Em dois anos, já foram entregues 506 paineis solares destinados a iniciativas turísticas em nove municípios amazonenses.
Desde o ano passado, foram alcançados os municípios de São Sebastião do Uatumã, Presidente Figueiredo, Maués, Parintins, Iranduba Rio Preto da Eva, Boa Vista do Ramos, Careiro, Autazes, além de quatro comunidades indigenas nas RDS Rio Negro e Puranga Conquista, na região metropolitana de Manaus.