O Centro de Ensino Literatus está com vagas abertas para o programa Melhor Aprendiz, que oferece aos jovens a possibilidade de conquistar a primeira experiência no mercado de trabalho. Por meio de parcerias com diversas empresas, a instituição disponibiliza oportunidades em áreas como Vendedor de Comércio Varejista, Operador de Processo de Produção, Operador de Caixa, Repositor de Mercadorias e Magarefe – Auxiliar de Açougueiro.
O programa é regulamentado pela Lei de Aprendizagem 10.097/2000 e pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que estabelecem a obrigatoriedade de empresas de médio e grande porte contratarem entre 5% e 15% de jovens aprendizes em relação ao seu quadro de funcionários. Com jornadas de 4 ou 6 horas diárias, os participantes têm direito a registro em carteira, 13º salário, FGTS, INSS, vale-transporte e férias, garantindo segurança e desenvolvimento profissional.
Segundo a coordenadora pedagógica da Aprendizagem do Literatus, Ana Cláudia Ferreira, o compromisso da instituição vai além da formação técnica. “Nossa missão é transformar vidas. Oferecemos aos jovens a chance de iniciar sua jornada profissional com o apoio da escola, alinhando formação acadêmica e as demandas do mercado. Para as empresas, é uma oportunidade de formar profissionais conectados à realidade corporativa.”
LEIA TAMBÉM: Wilson Lima entrega 70 toneladas de alimentos para instituições sociais
O Melhor Aprendiz tem um diferencial: as turmas são abertas mensalmente, permitindo que novas vagas surjam continuamente. O jovem interessado deve enviar seu currículo para o e-mail [email protected], onde será incluído no banco de dados da instituição. A partir disso, os currículos são encaminhados para as empresas parceiras. Em alguns casos, o próprio Literatus realiza o processo de seleção e envia os candidatos escolhidos para admissão.
Para participar, é importante que o jovem tenha em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de matrícula escolar. Além disso, a instituição reforça a importância de os interessados acompanharem a divulgação de vagas.
“Nós não medimos esforços para conectar jovens talentos ao mercado. Acreditamos que cada aprendiz tem o potencial de contribuir significativamente para o ambiente corporativo, enquanto desenvolve habilidades para a vida toda”, afirma Ana Cláudia.