Linhas de ônibus que fazem o transporte de passageiros em bairros da zona leste de Manaus serão reduzidas aos domingos e feriados. A medida já vale a partir deste domingo (01/12). A informação é da Prefeitura de Manaus, que fala em ‘unificação’ de linhas e diz que a medida foi pensada para otimizar o serviço.
A prefeitura não explica o porquê das mudanças, nem se houve audiência pública ou consulta popular sobre as alterações que mexem diretamente na vida do cidadão. Sábados, domingos e feriados são os dias com maior tempo de espera no transporte coletivo de Manaus, conforme relatos de usuários.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), com a ‘unificação’, a linha 085 (Antônio Aleixo/Terminal 5) irá atender os usuários da linha 604 (Antônio Aleixo/Terminal 2/Centro) em deslocamento até o Terminal de Integração 5 (T5). No mesmo sentido, a linha 086 (Puraquequara/Terminal 5) será agregada a linha 619 (Puraquequara/Terminal 2/Centro) nos dias de domingo e feriados.
LEIA TAMBÉM: Águas de Manaus multada em quase meio milhão por rompimento de adutoras
O órgão diz que “as medidas são necessárias, porque as duas linhas alimentadoras (085 e 086) estavam fazendo o mesmo itinerário das linhas troncais (604 e 619) aos domingos e feriados. A medida visa evitar transtornos aos usuários de transporte coletivo que não tinham informação de que as linhas 604 e 619 atendem somente até o T5 aos domingos e feriados”.
A partir do T5, os usuários terão a opção de ir ao centro da cidade por meio dos ônibus das linhas 600, 602, 651 e 652, diz a Prefeitura de Manaus.
“Nossa análise aponta que esta mudança é necessária para atender mais usuários do transporte coletivo daquela área da cidade. Alguns usuários não tinham conhecimento que as linhas 604 e 619, aos domingos e feriados, atendem os bairros até o terminal 5. A medida é para evitar transtornos aos usuários do transporte”, afirma o vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico.