O setor de bares e restaurantes no Amazonas registrou uma queda de 1,60% nas vendas em outubro, conforme os dados do Índice Abrasel-Stone. Na variação anual, o estado acumulou retração de 1,90%. Apesar do cenário desafiador, os empresários mantêm expectativas positivas para o último trimestre, impulsionados pelas festividades de fim de ano e pelo pagamento do 13º salário.
Em âmbito nacional, o índice registrou uma leve retração mensal de 0,2%, enquanto a queda acumulada anual foi de 1,2%. Entre os fatores que influenciaram o resultado estão o aumento nos custos operacionais, como os preços elevados da carne bovina e da energia elétrica, que subiram 5,81% e 4,74%, respectivamente, em outubro. Esses reajustes impactam diretamente o setor, especialmente no esforço de manter os preços atrativos para os consumidores.
LEIA TAMBÉM: Presídios têm segurança reforçada para o fim do ano no Amazonas
No Amazonas, a retração reflete os desafios enfrentados pelos estabelecimentos locais. Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, os números acendem um alerta, mas também reforçam a superação do setor. “Mesmo com essa retração, os empresários continuam se adaptando para manter a clientela e superar os desafios econômicos. As festas de fim de ano trazem uma perspectiva positiva, e estamos confiantes em uma recuperação nesse período.”
O Índice Abrasel-Stone revelou que alguns estados enfrentaram desempenho negativo tanto na variação mensal quanto na anual. O Piauí liderou a queda mensal, com 6,7%, seguido por Paraíba (6,3%) e Maranhão (5,1%). No acumulado anual, o Piauí também registrou a maior retração, com 7,5%, acompanhado por Maranhão (6,5%) e Mato Grosso do Sul (5,8%).
Por outro lado, apenas Roraima obteve crescimento mensal, com 1,0%. Na comparação anual, Alagoas (6,6%), Tocantins (4,7%), Roraima (4,0%), Rio Grande do Sul (2,9%) e Pará (0,6%) apresentaram resultados positivos, superando os desafios do setor.
O Amazonas segue enfrentando desafios semelhantes aos de outros estados que registraram queda. Entretanto, a expectativa de maior movimentação no final do ano, com eventos e confraternizações, deve ajudar o setor a reverter parte das perdas acumuladas em 2024.
O Índice Abrasel-Stone é uma importante ferramenta para acompanhar o desempenho do setor de alimentação fora do lar, apresentando tendências e desafios do segmento, estratégico para a economia local e nacional.