O período de adesão ao Programa Escola das Adolescências está aberto, e as Secretarias de Educação têm até o dia 14 de novembro para confirmar interesse através do Simec, onde serão selecionados as escolas participantes e, em seguida, assinar o termo de adesão e compromisso.
Depois deste período, é a vez dos diretores fazerem a confirmação no PDDE Interativo entre os dias 15 a 29 de novembro. Em 2024, serão disponibilizados cerca de R$ 94 milhões para mais de 15 mil escolas de anos finais elegíveis em todo o Brasil, promovendo melhorias na organização curricular e pedagógica para os estudantes adolescentes.
LEIA TAMBÉM: Curso gratuito ensina primeiros socorros na Indústria
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um Passo a Passo para a adesão das Secretarias de Educação. Caso preferir, também há um vídeo orientando as redes de ensino e escolas sobre as etapas do programa. (CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR).
O que é o Escola das Adolescências?
É um programa que tem como objetivo dar apoio técnico e financeiro para ampliar a qualidade dos anos finais do ensino fundamental, em face das singularidades vividas pelos pré -adolescentes e adolescentes nesse período da vida escolar.
O apoio financeiro é vinculado às ações de um dos eixos estruturantes da política, o de organização curricular e pedagógica. Os critérios para a seleção priorizam as escolas com maior vulnerabilidade socioeconômica, maior percentual de matrícula de estudantes negros e localização diferenciada, apurados pelo Censo Escolar.
A verba deve ser utilizada em despesas de custeio e capital, com foco na aquisição de recursos didático -pedagógicos para a diversificação de insumos adequados ao desenvolvimento de clubes de letramentos — científico, matemático, literário e de ação comunitária. Além disso, o recurso pode ser investido em espaços de apoio ao reagrupamento, com ênfase em estudantes que possuam defasagem de aprendizagem em língua portuguesa, matemática e ciências da natureza.