Produtores rurais do município de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus) devem fazer a vacinação obrigatória contra a raiva animal em novembro. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) vai realizar a campanha de 1º a 30 de novembro, visando vacinar bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos.
A médica veterinária e coordenadora do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH), Larissa Carvalho, explica que a medida é necessária para o controle da doença em Santo Antônio do Içá, onde a vacinação contra a raiva dos herbívoros é obrigatória.
“Uma equipe da Adaf estará no município realizando essa vacinação ao longo de todo o mês de novembro. O objetivo é mitigar a dificuldade de acesso desses produtores à vacinação”, disse.
LEIA TAMBÉM: Saiba onde buscar atendimento após acidentes com animais peçonhentos no AM
Segundo dados da Gerência de Defesa Animal (GDA), da Adaf, animais de 107 propriedades deverão ser beneficiados pela imunização. Além de Santo Antônio do Içá, a vacinação contra a raiva é obrigatória em Autazes, Tefé, Careiro, Urucará e Urucurituba. As vacinas contra a raiva dos herbívoros podem ser encontradas nas casas agropecuárias credenciadas junto à Adaf.
Realizada a vacinação contra a raiva no rebanho, os produtores têm até o dia 15 de dezembro para fazer a notificação junto à Agência de Defesa. O proprietário dos animais deverá apresentar à Adaf a nota fiscal de aquisição da vacina, na qual deverá constar número da partida, validade e laboratório produtor. Além disso, é necessário informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados por espécie.