O Governo Federal prevê a liberação de R$300 milhões com o pagamento do Seguro Defeso para pescadores da Região Norte. No Amazonas, os trabalhadores de 48 cidades serão contemplados com o benefício no valor de R$2.824, conforme levantamento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em cidades que estão em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida por conta da seca dos rios.
Ao todo, 112 cidades vão ser atendidas com o Seguro Defeso, sendo 22 no Acre, 48 no Amazonas, 20 no Pará e 22 em Rondônia. De acordo com o Governo Federal, serão contemplados os pescadores que vivem em locais com o reconhecimento federal de estado de calamidade pública ou de situação de emergência vigentes devido aos impactos da seca na região.
LEIA TAMBÉM: Careiro da Várzea e mais 2 cidades recebem Barco da Caixa em outubro
No Amazonas, serão atendidos pescadores das cidades de Careiro Castanho, Eirunepé, Envira, Humaitá, Juruá, Manacapuru, Santo Antônio do Içá, Atalaia do Norte, Itamarati, Maués, Tonantins, Guajará, Uarini, Benjamin Constant, Tefé, Lábrea, São Paulo de Olivença, Amaturá, Anamã, Jutaí, Pauini, Careiro da Várzea, Tabatinga, Manaus, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Alvarães, Coari, Parintins, Beruri, Manaquiri, Urucará, Maraã, Urucurituba, Caapiranga, Novo Aripuanã, Manicoré, Ipixuna, Canutama, Iranduba, Japurá, Borba, Itacoatiara, Tapauá, Santa Isabel do Rio Negro, Silves, Carauari e Anori.
“A estiagem na Amazônia começou mais cedo este ano e vai durar um pouco mais, então será mais dura de enfrentar. Eu sou nascido e criado na Amazônia e sei bem como a estiagem dificulta a vida das comunidades, principalmente a dos pescadores”, destacou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se comprometeu a elaborar a relação dos beneficiários e a data para o recebimento dos recursos. O valor será encaminhado, em parcela única, assim que o crédito extraordinário for regularizado.
Confira a lista completa dos municípios aqui.