Famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico, como os beneficiários do Bolsa Família, deverão ser beneficiadas com um novo programa de crédito criado pelo Governo Federal, batizado de “Acredita no Primeiro Passo”.
Na última quinta-feira (10/10), a lei que institui o programa no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome foi sancionada, o que vai beneficiar famílias vulneráveis inscritas no CadÚnico, oferecendo empréstimos para a criação de pequenos negócios.
De acordo com o Governo Federal, a prioridade será dada a mulheres, jovens, negros e membros de populações tradicionais e ribeirinhas. A medida foi definida como prioridade pelo presidente Lula.
O programa funcionará por meio de convênios e acordos de cooperação com bancos e outras instituições, com critérios de seleção e avaliação anual dos resultados.
LEIA TAMBÉM: prazo para apresentação de propostas culturais termina em 31 de outubro
Para garantir os empréstimos do programa, o governo poderá utilizar até R$ 1 bilhão das sobras do Fundo de Garantia de Operações (FGO) não utilizadas no Desenrola Brasil. Os critérios para a escolha dos beneficiários do Bolsa Família e outros programas voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo os requisitos necessários para participar do programa, deverão ser publicados em breve pelo governo federal.