Nesta terça-feira (08/10), às 20h, a atriz Vera Holtz sobe ao palco do Teatro Amazonas para apresentar o premiado monólogo “Ficções”, inspirado no best seller “Sapiens”, de Yuval Noah Harari. A peça compõe a programação do 18º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) e a entrada é gratuita. Classificação de 14 anos.
Com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o livro – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari – foi o ponto de partida para o espetáculo “Ficções”, idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenado por Rodrigo Portella.
“Os sentimentos que marcam a nossa obra são curiosidade, dúvida e paixão. É uma obra que foi se completando à medida que o público foi chegando e fomos elucidando como a peça tinha que ser vista”, comenta Vera Holtz.
“Rodrigo Portella começou a fazer conexões com peças que eu tinha no currículo e seguimos para ver o que ia acontecer, foi uma grande experiência”, completa a artista.
LEIA TAMBÉM: “O Fantasma da Ópera” chega ao Teatro Amazonas
No palco, Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia, interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora, às vezes é a própria atriz falando.
“É um livro que dei de presente para muita gente, mas nunca imaginei que ele ia voltar para mim dessa forma, com a possibilidade de fazer uma peça de teatro”, afirma a atriz.
“Ficções” têm indicações nos principais prêmios de teatro, com destaque para o Prêmio Shell com “Melhor Atriz”, “Melhor Figurino”, “Melhor Autor”, “Melhor Cenografia” e “Melhor Direção”; e para o Prêmio Cesgranrio de Teatro, com “Melhor Espetáculo”, “Melhor Figurino”, “Melhor Iluminação”, “Melhor Direção Musical”, “Melhor Atriz”, “Melhor Texto Nacional”, “Melhor Cenografia” e “Melhor Direção”, além do Prêmio APTR, com “Melhor Espetáculo”, “Melhor Figurino”, “Melhor Iluminação”, “Melhor Música”, “Melhor Atriz Protagonista”, “Melhor Autor”, “Melhor Cenografia”, “Melhor Direção” e “Melhor Produção”.