A 3ª Feira da Qualidade abre suas portas, nesta terça (24), no Centro de Convenções Amazonas Vasco Vasques, na Zona Centro-Sul, com novidades e programação diversificada. Um dos diferenciais deste ano é a primeira edição da gincana social, uma ação junto às organizações finalistas do PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) 2024 para arrecadar alimentos não perecíveis e brinquedos para crianças de instituições de Manaus. O outro é a meta de estabelecer pontes entre os estudantes e o mercado de trabalho do Amazonas, especialmente o Polo Industrial de Manaus, por meio de networking e 150 horas de conteúdo programado.
De 24 a 27 de setembro, os visitantes contarão também com palestras conduzidas por especialistas renomados, por meio do PQA Talks, entre outras novidades. A 3ª Feira da Qualidade tem a presença de mais de 50 empresas, e é uma ação do PQA (Programa de Qualidade Amazonas). Trata-se de uma iniciativa da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria). A entrada no evento e participação nas palestras é gratuita, mediante inscrições no link, clicando aqui.
“Teremos a 25ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, com organizações finalistas do Prêmio Qualidade Amazonas, que vão apresentar suas melhorias de processo e sua gestão organizacional. Teremos também o envolvimento da indústria com as universidades, e uma área de robótica. Vai ser um momento de muito conhecimento e muita diversão. Convidamos a sociedade amazonense a participar desse grande evento em prol da qualidade, produtividade e competitividade das organizações do Amazonas”, destacou a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, e gestora do Dampi/Fieam, Erlen Montefusco.
Gincana e networking
A Feira da Qualidade está integrado ao PQA (Programa Qualidade Amazonas), gerido pelo Dampi/Fieam e vem acompanhada pelo já tradicional PQA (Prêmio Qualidade Amazonas), que comemora 31 anos em 2024, com 686 organizações inscritas. Realizada desde 1994, com o objetivo de reconhecer os esforços das organizações comprometidas com a qualidade, e desenvolvimento industrial, a premiação teve um aumento de 30% no número inscrições neste ano, com mais de 80 organizações no páreo.
A gestora do Dampi/Fieam conta que, embora a formação de redes sociais seja pedida no regulamento de gestão, a ideia da gincana social não partiu exatamente do Programa Qualidade Amazonas, sendo mais uma demanda das próprias empresas envolvidas no Prêmio Qualidade Amazonas.
De acordo com a executiva, foi sugerido que a organização do evento aproveitasse a oportunidade para arrecadar alimentos, produtos de higiene e limpeza, assimo como brinquedos, para serem doados a instituições de Manaus que trabalham com crianças.
“A gente está tendo um engajamento muito bom das empresas que estão envolvidas no prêmio. Porque, para elas, também é uma forma de se mostrarem responsável socialmente E nós vamos entregar à empresa que arrecadar mais itens, lá no Qualishow, o Troféu Organização Solidária. A adesão está sendo grande, principalmente das organizações que já estão no prêmio, mas as organizações que estão na feira também podem participar. Obviamente, podem participar os colaboradores também, e tudo isso vai pontuar para a organização”, ressaltou.
Erlen Montefusco, lembrou também que a Feira da Qualidade é uma oportunidade para os estudantes enriquecerem seus currículos, entendendo melhor o mercado de trabalho, conhecendo as melhores práticas organizacionais, e fazendo networking com empresas reconhecidas por sua excelência em qualidade.
“As indústrias vão apresentar seus produtos e processos, alguns voltados para fortalecimento das suas cadeias produtivas, desenvolvendo fornecedores locais para soluções de impacto ambiental. Teremos ainda as apresentações das melhores práticas de organizações finalistas do PQA, que é uma excelente oportunidade para fornecedores, clientes e alunos das instituições de ensino. E estes receberão certificados como horas complementares”, reforçou a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas.
LEIA TAMBÉM: SBGames 2024 terá palestrantes internacionais das áreas de IA e jogos digitais
Palestras com renomados
A terceira edição da Feira de Qualidade do PQA também reforça a tradição das palestras. A programação do PQA Talks começa às 18h30 desta terça (24), com a apresentação da analista tributária da Receita Federal do Brasil, Louise de Motta O Souza. Ela falará do atendimento pessoal da Receita Federal, por meio dos canais físicos e online.
Às 19h10, será a vez de o analista de vendas sênior da Daikin, Marcos Aoki, levar seu conhecimento ao público, ensinando aos presentes “como comprar seu primeiro ar condicionado”.
Na quarta (25), segundo dia do evento, o público terá três palestras. Às 17h50, o representante regional do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), Marco Beleti, vai palestrar sobre a “qualidade em duas rodas”. Às 18h30, o gerente de SGI e ESG da Tutipalst, Vicente Ferreira, trata de “mudança climática e gestão de carbono”. A mentora e gestora de oradores e palestrantes, e treinadora comportamental e experiencial, Daniela Cardoso fecha o dia, às 19h10, mostrando “como o líder pode impactar positivamente sua equipe, através da comunicação.
Na quinta (26), às 17h, a doutora e especialista em psicologia clínica feminina, Alessandra Zucolo, reforça o entendimento de que “saúde mental importa”. Na sequência, às 17h40, a diretora da Flex Manaus, Valéria Valente, apresenta ao público o caso de “aplicação de ESG em uma eletroeletrônica do PIM”. Na mesma linha, a gerente de qualidade e ESG na Impram, e coordenadora suplente de ESG no Cieam, Fernanda Rios Soares, fecha o terceiro de PQA Talks, falando sobre “ESG e cultura organizacional”.
O ciclo se encerra na sexta (27), último dia do evento. Às 17h, sobem ao palco o diretor de soluções para clientes e membro do conselho de administração South América Shainin LLC, Peter Karl Steinhauser; e o diretor de operações da América do Sul da Shainin, Rafael Pavão. O título da palestra é “Resolvendo Problemas Técnicos em NTF (Nenhum Problema Encontrado) e casos de alta complexidade (através da Metodologia Shainin RED X)”. Às 18h, os diretores do Rumo MKT Estratégias em Marketing Digital, Luiz Eduardo Leal, e Glauber Gomes, palestram sobre “a evolução do empresário e quais indicadores necessários analisar.
Tradição no calendário
A Feira da Qualidade já se tornou uma tradição no calendário do Amazonas e é conhecida como o maior evento do gênero na região Norte. É também a oportunidade perfeita para impulsionar a qualidade nas organizações, em quatro dias de trocas de experiências, aprendizado das melhores práticas do setor e abertura de portas para novos negócios. O espaço contará com área exclusiva para networking e fechamento de parcerias estratégicas.
Serão apresentados os serviços do Sesi-AM, Senai-AM, IEL-AM e Sine-AM – com serviços direcionados para quem procura uma oportunidade profissional. A iniciativa conta com apoio do Sebrae-AM (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Seção Amazonas), Governo do Amazonas e Suframa. A organização do evento conversou também com diversas universidades, como Ufam, UEA e Fametro, para garantir maior participação estudantil.