Moradores do bairro Grande Vitória, localizado na zona Leste de Manaus, estão enfrentando os dias de calor sem água nas torneiras. As interrupções vêm ocorrendo há cerca de dez dias em pelo menos cinco ruas da comunidade.
“A gente já chegou a passar 10 dias sem uma gota de água na torneira. Que não sobe para a caixa já tem meses, já tem vários meses que a gente não sabe mais o que é ter água em caixa d’água pra fazer nada por que não sobe a água, é muito fraquinha a que chega na torneira”, contou a dona de casa Raimunda Conceição.
LEIA TAMBÉM: Casos de falta de água aumentam 45% em Manaus
De acordo com os moradores, há registro de falta de água nas ruas Florianópolis, Maringá, Paraíso, Vitória Régia e Bela Vista. Sem ter água encanada, os moradores estão comprando água para poder fazer comida e manter a higiene e a limpeza em dia.
“Se a gente for pagar pra eles [moradores com poço] encherem, por mês, eles tão pedindo R$150 para encher uma caixa de mil litros, só que eu não tenho condições de pagar. Outra coisa, a Águas de Manaus cobra R$107 de água, sendo que hoje a gente não está mais tendo essa água, eles dizem que a gente tem o abastecimento de água, mas não é verdade. Em casa, nós somos três pessoas, precisamos tomar banho, usar o banheiro, fazer comida, então não dá”, desabafou a moradora.
O Segundo a Segundo questionou a concessionária Águas de Manaus sobre as soluções para o problema da falta de água no Grande Vitória. Em nota, a empresa disse que o problema foi solucionado.
“A Águas de Manaus informa que o sistema que abastece a área citada, no bairro Grande Vitória, foi impactado nos últimos dias por uma série de manutenções emergenciais em decorrência de falta de energia, vandalismo e reparo de rede hidráulica. A concessionária já solucionou estas ocorrências e seguirá monitorando o sistema, com ações de melhorias”.