Seguindo a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), como forma de fomento à cultura, nesta terça-feira (17/09) serão lançados editais de incentivo a projetos culturais. Entre as modalidades que serão contempladas estão Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Música, Hip Hop e Literatura.
Ao todo, são 16 editais previstos ainda para 2024. O valor total previsto para os editais é de R$2 milhões, para no mínimo 38 projetos. Os editais preveem cotas para pessoas negras, indígenas, com deficiência e proponentes do interior.
Para o edital de Artes Visuais, as propostas podem conter ações nas modalidades: Bienal de Artes Visuais, Semana da Moda, Criações Digitais, Desenho, Design, Escultura, Fotografia, Grafitti, Gravura, Objetos, Pinturas, Poesia Visual, Vídeo Arte, Colagem, Performance Body Art, desenvolvidas de forma individual ou coletiva, de uma fase específica ou outro recorte.
Em Audiovisual podem ser desenvolvidos de forma individual ou coletiva, de uma forma específica ou outro recorte, contemporâneas ou não, relacionadas às modalidades: Produção de Curta-Metragem, Distribuição de Obra, Desenvolvimento da Obra, Formação no Brasil ou Internacional e Capacitação.
LEIA TAMBÉM: Agenda Cultural: Cinema, Evento Geek e Show Gratuito. Veja a programação;
Para o Circo, os projetos de produção e circulação poderão ser realizados com os objetos: Circo de Lona Itinerante, Circo/ Grupo/ Trupe Itinerante, Circulação e Produção. Os projetos de formação devem ser direcionados a ações de pesquisa na área do circo.
Para Cultura Popular serão selecionados projetos elaborados por agentes culturais, nas mais diversas manifestações e atividades artístico-culturais e economia criativa, relacionados a iniciativas, produções, desenvolvimento de atividades de forma presencial ou virtual no Estado do Amazonas, na área da cultura popular como Folclore, Capoeira, Carnaval e Artesanato.
Na modalidade Dança, os projetos de produção, criação e circulação podem conter ações em qualquer uma das modalidades: festivais, performances, montagem, improvisação, memória da dança, biografia de grupos, processos de construção de cenografia, entre outros. Os projetos de formação devem ser direcionados a ações de pesquisa na área da dança.
Em Literatura serão selecionados projetos, elaborados por agentes culturais, relacionados à Produção e Difusão de Obras literárias e incentivo à Leitura no Amazonas, com objetivo de incentivar a produção e a difusão de textos de registro da história e memória amazonense e valorizar o autor local.
Para Hip Hop as propostas podem conter ações em qualquer uma das modalidades: Danças Urbanas, DJ, Grafite, Rap, Slam, Beat Box, Conhecimento e Arte Integrada, entre outras modalidades híbridas.