Imagens de câmeras de segurança, divulgadas neste domingo (15/09), confirmam que foi criminoso o incêndio registrado na semana passada na área de mata do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. O fogo se alastrou em um mato seco, colocando em risco dezenas de moradores e animais que vivem no parque Florestal.
As imagens do circuito interno de segurança de uma casa vizinha mostram um homem, ainda não identificado, passando pela rua Otávio Cabral e se aproximando da calçada. Ele se abaixa e, quando deixa o local, o fogo surge e começa a se alastrar. Em poucos minutos, o Corpo de Bombeiros aparece e consegue controlar o incêndio criminoso.
Apesar de não ter havido pessoas feridas, o fogo causou estragos e assustou animais que vivem na mata do INPA. Na semana passada, o Segundo a Segundo mostrou que um macaco-de-cheiro precisou passar por uma reanimação cardíaca porque, enquanto tentava fugir das chamas, acabou tomando um choque nas fiações elétricas.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros reanimam macaco-de-cheiro que sofreu choque fugindo de incêndio
Ainda não há informação da identidade do criminoso. Por se tratar de um órgão federal, o incêndio criminoso no INPA deverá ser investigado pela Polícia Federal. Quem tiver alguma informação que possa ajudar a localizar o suspeito pode ligar para o disque-denúncia 181, dá Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Veja o vídeo do homem provocando incêndio no INPA