O projeto “Amazônia em todas as cores”, desenvolvido pela Associação Artbrasil, encerrou sua primeira fase de produção, concluindo a etapa de pré-entrevistas com os sete artistas visuais amazonenses que serão homenageados em um documentário inédito. Neste mês de setembro, participaram da segunda rodada de pré-entrevistas: Turenko Beça, Cristovão Coutinho e Jair Jacmont. Ainda em agosto, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Rui Machado e Jandr Reis deram início aos trabalhos.
As pré-entrevistas foram realizadas pelo pesquisador, roteirista e também artista, Márcio Braz. Segundo Márcio, o projeto “Amazônia em todas as cores” trata-se de um dos principais produtos de registros desses artistas amazonenses a partir de suas próprias percepções de vida.
“Esse foi um momento onde os participantes mais falaram. Percorreram os fios de bruma de suas memórias, suas trajetórias artísticas, tentando de um modo, às vezes não muito linear, traduzir, em palavras, o resultado de 30, 40, 50 anos trabalhando e vivendo com e da arte”, destacou Márcio Braz.
O documentário “Amazônia em todas as cores” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, lançado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Cultura, via Concurso-Prêmio Manaus Identidade Cultural do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.
Nova fase
Agora, o projeto “Amazônia em todas as cores” seguirá para uma nova etapa, onde serão realizadas as entrevistas roteirizadas. Ana Claudia Motta, que assina a direção do projeto, conduzirá as entrevistas com os artistas plásticos contemplados.
LEIA TAMBÉM: Festival de Cinema Pan-Amazônico recebe inscrições para mostras competitivas até amanhã
“A partir das nossas pesquisas e das pré-entrevistas, podemos nos aprofundar um pouco mais na trajetória de vida, no processo de criação, na carreira desses artistas que possuem uma colaboração imensurável para a cultura do nosso estado. Agora, seguiremos para uma etapa muito importante do projeto que é registrar esses relatos e contar suas histórias”, afirmou Ana Cláudia.
Após finalizado, o documentário estará disponível no Canal da Associação ArtBrasil, no Youtube e também será produzido um material que será enviado para instituições de cultura e educação, como bibliotecas, espaços culturais e secretarias para que a obra componha seus acervos.
Integraram a equipe técnica, neste primeiro momento: Anne Oliveira (produção), Roberto Carlos Junior (assistente de produção), Márcio Braz (pesquisa e roteiro); Jean Palladino (pesquisa visual); Rayniere Frota (identidade visual) e Carla Aloyá (social media).
“Nesse projeto, é o próprio artista que diz, que recorta para gente aquilo que ele vê como importante da sua vida, que possa ser ressaltada e dimensionada. Este é, também, mais um trabalho colaborativo, do que de percepção individual”, finalizou Márcio Braz.