Na terça-feira (10/09), a Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta sobre a qualidade do ar nos municípios do estado afetados pela fumaça causados pelas queimadas. Em alguns locais, o ar foi classificado como moderado, enquanto em outras cidades, a qualidade do ar foi considerada ruim, muito ruim ou péssima.
Os municípios que estão com qualidade do ar moderada são: Itamarati, Amaturá, Juruá, Jutaí, Japurá, Tefé, Manacapuru, Manaquiri, Iranduba, Manaus Presidente Figueiredo, Autazes e São Sebastião do Uatumã. A Defesa Civil orienta que a população utilize máscaras de proteção e fique sempre atentos aos alertas, previsões e informações divulgadas pelos órgãos oficiais.
LEIA TAMBÉM: Hemoam alerta para estoque de sangue crítico no pós-feriado
A qualidade do ar nos municípios de Tabatinga, Caapiranga, Careiro e Borda está ainda mais preocupante, pois de acordo com a Defesa Civil esses lugares estão classificados como qualidade do ar RUIM. Por causa disso, toda população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta.
A qualidade do ar apresentada como MUITO RUIM estão presentes nos municípios de Novo Aripuanã, Manicoré (SEDE), Tapauá, Anori e Novo Airão. Algumas pessoas podem apresentar sintomas como falta de ar e respiração ofegante, esses efeitos podem ser mais graves aos grupo de pessoas sensíveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas.
O alerta mais grave, classificado como qualidade do ar PÉSSIMA, está presente nos municípios de Apuí, Manicoré (Distrito de Santo Antônio do Matupi), Humaitá, Lábrea, Eirunepé, Pauini e Boca do Acre. Toda população deve apresentar sérios sintomas de doenças respiratórias e cardíacas e aumento de morte prematuras em grupo de pessoas sensíveis.