Dados dos Aplicativo Selva revelam que alguns bairros de Manaus alcançam picos de temperatura extrema, que ultrapassam os 40°C, neste domingo (08/09).
De acordo com dados do App, o bairro Tarumã, na zona oeste, registou entre meio-dia e 13h a temperatura de 46°C, a mesma atingida no bairro Parque Dez, zona centro-sul, já nas proximidades das avenida governador José Lindoso, mais conhecida como avenida das Torres.
Ainda de acordo com o aplicativo, na região próxima à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os sensores registravam 44°C, neste horário. É a mesma marca da região próxima ao aeroporto internacional Eduardo Gomes.
Nas proximidades do Porto da Ceasa, bairro Mauzinho, zona leste, a temperatura chegou a 42°C. Cachoeirinha e Japiim, ambos na zona sul, fecham o ranking de bairros mais quentes com 41°C neste domingo.
LEIA TAMBÉM: Calor intenso de setembro requer cuidados extras com saúde das crianças
Temperatura alta na Região Metropolitana
Ainda de acordo com o aplicativo Selva, municípios da região metropolitana de Manaus também sofrem com as altas temperaturas. Em Autazes, os sensores registravam 46°C, seguido pela cidade de Careiro Castanho com 45°C e Presidente Figueiredo, que registrou 44°C por volta de 13h.
O Amazonas vive uma estiagem severa, que deverá ser mais intensa que a de 2023. Quase todos os municípios declararam situação de emergência.
Rios importantes como Madeira registram seca histórica. O rio Negro, que banha a capital Manaus, registrou nível abaixo dos 20 metros e atingiu, nesta semana, situação crítica.
O governo do Amazonas realiza uma série de medidas para diminuir os impactos da seca. Além do envio de ajuda humanitária, as ações envolvem combate e fiscalização contra queimadas e monitoramento da qualidade do ar, da água e de incêndios florestais através do aplicativo Selva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do sistema InFire, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), além do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).