Acontece nesta quarta-feira (4), o 1º Simpósio de Análises Clínicas do Centro de Ensino Técnico (Centec). O evento inédito reunirá especialistas e estudantes para discutir os principais desafios e inovações na área. A programação, que é gratuita e aberta ao público, promete enriquecer o conhecimento dos participantes com palestras que abordam desde a assertividade em exames laboratoriais até a aplicação de técnicas laboratoriais em biossegurança.
A profissão de técnico em Análises Clínicas, cuja importância é celebrada em 6 de setembro, é fundamental para garantir diagnósticos precisos e melhorar a eficácia dos tratamentos. “O evento oferece a oportunidade dos participantes, tanto internos como externos, conhecerem as tendências do mercado de trabalho através das palestras realizadas pelos profissionais da área da saúde”, destaca a professora Isabelle Fernanda Pessoa da Costa, biomédica e docente do curso no Centec.
Ela reforça que o simpósio visa a troca de conhecimento em diversas vertentes das análises clínicas, proporcionando um espaço para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e a ampliação de contatos profissionais.
A programação inclui seis palestras, distribuídas nos turnos matutino e noturno, todas realizadas no auditório do Centec, localizado na avenida Djalma Batista, 646 – bairro São Geraldo.
LEIA TAMBÉM: Mestrado em Saúde Coletiva chega à reta final de inscrições
Pela manhã, o biomédico Lucas da Silva Oliveira abrirá o evento com uma palestra sobre a assertividade em exames laboratoriais. Em seguida, a veterinária Deyse Mota abordará as análises clínicas na saúde animal, seguida pelo radiologista Dick Leandro Ribeiro Máximo, que falará sobre radiologia aplicada às análises clínicas.
No período noturno, a biomédica Lara Laycia Almeida de Souza apresentará a palestra ‘Protocolos e Técnicas Laboratoriais: Aplicações em Biossegurança e Gerenciamento de Qualidade em Análise Clínica’. Na sequência, o biomédico Lucas Monteiro tratará do tema ‘Análises Clínicas e Saúde Mental’. O evento será encerrado com a palestra ‘Diagnóstico do fungo Cândida Albicans’, conduzida pela biomédica Vanessa de Sá Pinheiro.
Para a estudante Larissa Cristina Pontes Rebouças, de 17 anos, o simpósio é uma oportunidade única. “Fui convidada pela professora Isabelle para ajudar na organização e, desde então, já consegui ampliar meus conhecimentos em muitas áreas, principalmente na comunicação. Tenho certeza que o evento vai ser muito importante na minha formação e na dos meus colegas”, comenta.