As investigações sobre o brutal assassinato do motorista Jones Mota de Lopes, 55 anos, avançaram com a identificação dos primeiros suspeitos, que estão sendo procurados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). As fotos e a identidade de três homens, que aparecem em vídeos espancando Jonas até a morte, foram divulgadas pela polícia para que a população possa auxiliar com informações.
O linchamento de Jones Mota ocorreu na madrugada de quarta-feira (28/08), por volta da 1h, na avenida Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus.
Os três homens identificados são Klinger Luan Ferreira Costa, conhecido como “Ferreirinha” ou “Pestinha”; Francisco de Oliveira Galvão Neto; e Ayan Ferreira de Souza. Eles estão com as prisões temporárias decretadas, e as diligências estão em andamento para capturá-los, segundo a Polícia Civil.
O caso ganhou repercussão nacional após um vídeo do linchamento, com cenas grotescas e de extrema violência, circular nas redes sociais. No vídeo, a vítima é brutalmente espancada por vários motociclistas.
“Na ocasião, o homem foi retirado de seu veículo e espancado até a morte, sem chance de se defender. Toda a ação criminosa foi filmada, e as imagens ganharam repercussão nacional. Essas filmagens facilitaram a investigação, permitindo que identificássemos três envolvidos. Vamos trabalhar de forma ágil e meticulosa para prendê-los, e eles responderão por seus crimes”, afirmou o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS.
LEIA TAMBÉM: Segundo suspeito é procurado por matar babá em Manaus
Segundo a delegada Deborah Barreiros, adjunta da DEHS, com o auxílio da população na divulgação das imagens, foi possível identificar os três principais autores do crime. Logo após o ocorrido, as equipes policiais iniciaram buscas nos supostos endereços dos procurados pelo crime, mas eles não foram encontrados.
“Estamos divulgando essas informações de maneira responsável para evitar que pessoas inocentes sejam prejudicadas. Durante as investigações, identificamos a participação de Klinger Luan, Francisco e Ayan, que são os principais suspeitos até o momento. As imagens mostram, além do crime, a destruição do patrimônio da vítima”, relatou Deborah Barreiros.
Qualquer informação que possa ajudar na localização de Klinger Luan Ferreira Costa, Francisco de Oliveira Galvão Neto e Ayan Ferreira de Souza deve ser comunicada pelos números (92) 98118-9535, disque-denúncia da DEHS, ou 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).