Manaus recebe mais um mutirão de exame gratuito de DNA para reconhecimento de paternidade. A ação é realizada pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em parceria com o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), e acontece neste sábado (17/08) com a meta de atender 450 pessoas.
O exame de DNA gratuito é especialmente crucial para os assistidos da Defensoria, que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras. Desta forma, a defensora pública Sarah Lobo, coordenadora da área de família da DPE, ressalta a importância do comparecimento no mutirão.
“É crucial que a mãe, o suposto pai e a criança estejam presentes no dia da ação. Aqueles que não comparecerem, serão responsáveis pelo pagamento das despesas processuais e do exame de DNA, uma vez que a ação de investigação de paternidade já terá sido ajuizada. Teremos uma equipe técnica disponível para a coleta de material genético na sede da Defensoria”, alegou a defensora.
LEIA TAMBÉM: Mutirão para empréstimo de até R$5 mil para investir no Tarumã
Sarah Lobo também destacou o principal objetivo da ação, que é garantir o direito fundamental ao reconhecimento da paternidade e maternidade. Esse reconhecimento permite que o filho desenvolva um vínculo afetivo com o pai e assegura direitos essenciais, como pensão alimentícia e a condição de herdeiro.
O mutirão de exame gratuito de DNA em Manaus acontece neste sábado, das 8h às 17h, na sede da DPE-AM, localizada na Av. André Araújo, 679, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.