A campanha eleitoral no rádio e na televisão começa no próximo dia 16 de agosto, ocasião em que a população poderá conhecer as propostas dos candidatos à prefeito e vereador de Manaus. Sete nomes estão confirmados na disputa pelo cargo majoritário.
Conforme o cronograma da Justiça Eleitoral, o primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro. O segundo turno, se acontecer, ocorrerá no dia 27 de outubro. O Segundo a Segundo destaca, em ordem alfabética, o perfil dos candidatos a prefeito de Manaus. Confira:
Amon Mandel (Cidadania)
Amom Mandel, do partido Cidadania, é candidato à prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Tornou-se vereador de Manaus aos 19 anos, sendo o mais jovem na história da capital amazonense. Foi eleito deputado federal em 2022 com uma votação expressiva e autodenomina-se um ‘novo político’. É neto de Domingos Chalub, desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, e enteado de Mario de Mello, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Ele é graduado em Gestão Pública e atualmente está cursando um mestrado em Administração Pública no IDP, situado em Brasília. O político é natural de Pernambuco, mas se mudou definitivamente para Manaus aos cinco anos de idade.
Alberto Neto (PL)
Capitão Alberto Neto, candidato do PL, realiza sua segunda candidatura à prefeitura de Manaus. Ex-integrante da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), ele iniciou sua carreira política através de seu trabalho na polícia. Alberto é bacharel em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Aos 42 anos, é um político que nasceu no Ceará e se estabeleceu profissionalmente em Manaus.
David Almeida (Avante)
David Almeida, do partido Avante, foi eleito prefeito de Manaus em 2020 e está concorrendo à reeleição. Com 17 anos de carreira política na capital amazonense, ele foi deputado estadual por três mandatos consecutivos. Eleito inicialmente em 2006, com 7.569 votos, foi reeleito em 2010, com 24.479 votos, e novamente em 2014 com 24.189 votos.
Durante as eleições de 2018, David Almeida concorreu ao Governo do Estado pelo PSB, terminando em terceiro lugar com 23,8% dos votos em uma eleição ganha pelo governador Wilson Lima no segundo turno.
Roberto Cidade (União Brasil)
Roberto Cidade, candidato pelo partido União Brasil, tem 37 anos. Atualmente, ele preside a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e cumpre seu segundo mandato como deputado estadual.
Em 2016, concorreu à sua primeira eleição para o cargo de vereador na cidade de Manaus, obtendo 6.285 votos pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Em 2018, ele ocupou uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), contribuindo significativamente para a aprovação da Lei Orçamentária Municipal. Em 2021, tornou-se presidente estadual do Partido Verde no Amazonas e, em 2022, utilizou o período da janela partidária para se filiar ao União Brasil.
LEIA TAMBÉM: Você sabe se foi convocado para atuar como mesário nas Eleições
Wilker Barreto (Mobiliza)
Wilker Barreto, do Partido Mobiliza, é também candidato à prefeitura de Manaus. Ele é formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente e é especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios.
Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), com 7.176 votos, para compor a 15ª Legislatura. Em 2012, foi reeleito vereador com 8.300 votos, tornando-se líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, entre 2013 e 2014. Em março de 2024, Wilker anunciou filiação ao Partido Mobiliza, antigo PMN (Partido da Mobilização Nacional).
Marcelo Ramos (PT)
Marcelo Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT), concorre à prefeito de Manaus pela segunda vez, sendo a primeira em 2016. Na sua carreira política, já foi eleito como vereador e deputado estadual. Começou a carreira política ao se candidatar a vereador de Manaus pela primeira vez em 2000 como membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Ramos possui pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua filiação ao PT em 2024 provocou surpresa no cenário político local.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
Gilberto Vasconcelos, candidato pelo PSTU, está confirmado para concorrer ao cargo de prefeito de Manaus, tendo Damiana Amorim como sua vice. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atua como professor na rede municipal, preside o diretório estadual de seu partido e é membro da Central Sindical e Popular (Conlutas) do Amazonas.