A recuperação da autoestima, mastigação eficiente e a volta do sorriso. Esses são alguns dos benefícios aos pacientes que fazem uso da prótese dentária, serviço oferecido na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Desde o início da ação, em abril deste ano, 50 próteses já foram entregues às pessoas idosas inscritas na fundação.
O serviço é realizado pela Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro. Até o final do ano, a meta é entregar mais 50 próteses aos pacientes.
De acordo com o reitor da FUnATI, o médico Euler Ribeiro, as próteses são essenciais na mastigação, evitando os distúrbios gastrointestinais, como gastrite e úlceras: “Isso sem contar a desnutrição, que a pessoa fica acometida quando não tem próteses para se alimentar”, afirma.
Realizado na Policlínica da FUnATI pela Dra. Bianca Ozores, especialista em prótese dentária, o serviço é feito durante consultas para realização do molde e, ao final, os pacientes recebem as próteses superiores, inferiores ou ambas.
“Essas pessoas voltam a sorrir e, principalmente, tornam-se aptas a realizar uma mastigação mais eficiente, funcional, permitindo que os alimentos já cheguem triturados ao estômago, evitando azia, dor abdominal, refluxo ou distensão abdominal”, destaca a especialista.
A paciente Maria Auxiliadora Ferreira, de 63 anos, já faz uso de prótese dentária há alguns anos, mas ela havia se desgastado com o tempo. Com o apoio da FUnATI, ela irá receber uma nova prótese.
LEIA TAMBÉM: Oficina ortopédica dobra atendimentos com próteses gratuitas em Manaus
“Eu estou feliz porque já tirei o molde, tenho certeza que vou ficar bem e vou conseguir comer melhor, porque a minha já estava muito velhinha, muito desgastada. Só tenho a agradecer todo mundo aqui da FUnATI”, declarou a paciente.
Para mais informações sobre a prótese dentária gratuira, basta entrar em contato com a recepção da Policlínica pelo número (92) 98276-8159 (somente WhatsApp) ou por meio das redes sociais: Instagram (@funatioficial) e Facebook (FUnATI Amazonas).