A Receita Federal emitiu um alerta para os Microempreendedores Individuais (MEI) a respeito de golpes com sites fraudulentos que tentam simular a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Gerado mensalmente, o documento é um guia para pagamento de tributos e garante, no futuro, o recebimento de benefícios previdenciários.
De acordo com a Receita Federal, golpistas têm criado plataformas enganosas que levam as vítimas a falsos geradores do DAS. Uma investigação foi iniciada para identificar os responsáveis por essas fraudes, mas ainda não houve avanços.
Devido ao aumento no número de vítimas, o Leão também compartilhou algumas recomendações de segurança para quem é MEI não cair em golpe. Um dos pontos mais importantes é assegurar que o link do site comece com “receita.fazenda.gov.br”, uma vez que sites fraudulentos costumam ter domínios irregulares, como “consulta-pagamento.pgmei.site”.
LEIA TAMBÉM: Pé-de-Meia vai atender novos tipos de estudantes; Saiba quem terá direito
Entre as dicas adicionais, destacam-se:
- Ter cautela com sites que pedem informações pessoais sensíveis ou que redirecionem para páginas consideradas suspeitas.
- Sempre utilizar os canais oficiais da Receita Federal para esclarecer dúvidas e verificar a veracidade dos serviços.
Entre outros tipos de fraudes que afetam os MEIs, há sites falsos que prometem a criação de CNPJ e chamadas oferecendo empréstimos em condições irregulares. Para evitar problemas, não se deve clicar em links duvidosos que chegam por canais não oficiais e, em caso de interesse em financiamentos, o melhor caminho é procurar uma instituição bancária.