Na tarde da última segunda-feira (29) houve um incêndio no barco de recreio M.Monteiro, que fazia a rota entre Manaus e Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). O incêndio iniciou próximo da comunidade Porto Braga, localizada na zona rural do município de Uarini (a 570 quilômetros da capital).
A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil. O órgão militar comunicou a morte de passageiros, mas não detalhou a quantidade de pessoas que perderam a vida durante a tragédia. Agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do município de Tefé também realizaram os primeiros atendimentos no local do acidente.
LEIA TAMBÉM: Tragédia em barco deixa 25 feridos e sete desaparecidos em Manaus
“Há informações de diversas vítimas, incluindo vítimas fatais. O Navio Patrulha Fluvial ‘Amapá’ do Comando do 9° Distrito Naval e a equipe móvel da Agência da Capitania dos Portos da Marinha em Tefé foram direcionados ao local para auxiliar nas buscas e no socorro às vítimas. A Marinha empregará uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste para auxiliar nas buscas e no resgate de vítimas”, informou a MB.
A embarcação M.Monteiro se manifestou nas redes sociais confirmando o incêndio.
“Boa noite, informamos e confirmamos que houve um incêndio nas proximidades do município de Uarini com a Comunidade Porto Braga. A princípio as informações que temos é que o Exército e a Marinha de Tefé já resgataram as pessoas, pedimos oração e apoio a todos”, comunicou a M.Monteiro.
Na noite da segunda-feira (29), o governo do Amazonas comunicou o envio de uma força-tarefa para atender às vítimas de um incêndio. Embarcam para o município profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), levando medicamentos e insumos para reforçar as unidades de saúde de Tefé e Uarini.
Também foram enviados servidores da Defesa Civil e homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), entre eles mergulhadores e especialistas em atendimento pré-hospitalar, que vão auxiliar no atendimento de feridos e atuar nas buscas por desaparecidos.
UTIs áreas estão prontas para serem enviadas à localidade para trazer os pacientes que tenham condições e necessidade de transferência para Manaus, onde as unidades de saúde já estão de sobreaviso.
Ainda não é possível informar quantas pessoas estavam a bordo da embarcação, nem o número de feridos, que foram enviados para a sede do município de Uarini.
Veja o momento do incêndio