Com o avanço da tecnologia e a chegada do 5G, a partir do dia 18 de agosto o sinal da antena parabólica analógica serão encerrados para algumas emissoras de televisão. Agora, as televisões funcionarão através da parabólica digital, que promete mais estabilidade, com sinais regionalizados e qualidade de imagem.
Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.
O Ministério das Comunicações (MCom), na Portaria nº11476, prorrogou até junho de 2025 o encerramento das transmissões analógicas de TV aberta em 1.005 cidades. Sendo assim, os usuários com antena parabólica analógica precisam fazer a troca para continuar acessando a TV aberta e gratuita.
Como ter acesso gratuito à parabólica digital?
Para solicitar o Kit TV gratuito, é necessário ser beneficiário de programas como o Bolsa Família. Com isso, através do Cadastro Único do Governo Federal, famílias podem ter direito a receber gratuitamente a nova parabólica digital.
O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Para solicitar basta acessar o site do Siga Antenado ou ligar para o número 0800 729 2404.
Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que faça parte de programas sociais, não precisa fazer a troca.