A Livoltek, empresa do Hexing Group, inaugurou sua primeira fábrica na Zona Franca de Manaus, nesta quarta-feira (24/07), com um evento que reuniu autoridades políticas, a classe empresarial do Amazonas, além de associações do setor, integradores e influenciadores do mercado fotovoltaico.
Com um investimento de mais de R$70 milhões, a gigante chinesa escolheu a capital amazonense para produzir inversores fotovoltaicos e baterias de lítio para veículos elétricos para atender ao mercado nacional e internacional.
A nova fábrica fica localizada na Avenida Guaruba, 585, no bairro Distrito Industrial, na zona sul de Manaus. O complexo industrial possui 18 mil m² e está abrindo 600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, contribuindo para a expansão do segmento fotovoltaico nacional e latino-americano. Será a primeira fábrica a produzir inversores de energia solar na América Latina.
O investimento na Zona Franca de Manaus também contempla outra iniciativa ousada do grupo empresarial: o início da fabricação de baterias de lítio e carregadores de veículos elétricos, cuja produção deve ser iniciada já no final de 2024.
A princípio, serão importados apenas as carrocerias e os chips – que não são fabricados no Brasil – e alguns outros componentes eletrônicos, mas as PCBs (do inglês Printed Circuit Board ou Placa de Circuito Impresso) serão produzidas em solo nacional. Além de abastecer o mercado local brasileiro, a estratégia da Livoltek é atender os países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru e, no futuro, avaliar a exportação para a Europa.
Gigante do setor de energia solar, a multinacional também é referência na produção de inversores on-grid, off-grid e híbridos, com comunicação IoT e plataformas em nuvem para monitoramento remoto. Com sede na China, a empresa possui fábricas na Indonésia e na África, além de contar com operações na Europa.
LEIA TAMBÉM: Colônia Terra Nova recebe mutirão jurídico gratuito neste sábado
Na capital do Amazonas, a empresa iniciará suas atividades com a produção de inversores string e híbridos. A expectativa é oferecer inversores fabricados no Brasil ao mesmo custo dos importados à medida em que as etapas produtivas forem sendo nacionalizadas.
De acordo com Rui Cheng, CEO do Grupo Hexing Brasil, a missão da empresa é ajudar os clientes a desenvolverem seus negócios para ampliarem suas oportunidades e serem os melhores do mercado. A Hexing é a holding fundada em 1992 que detém as marcas Livoltek e Eletra Energy, maior fabricante brasileira de medidores eletrônicos.
Já o chairman do Hexing Group, Liangzhang Zhou, afirmou que a nova fábrica de inversores demonstra um compromisso de longo prazo da empresa no fomento a industrialização do país, fortalecendo a posição qualificada do Brasil no mercado global.
A empresa explica ainda que conta apenas com os incentivos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que todas as empresas estabelecidas em Manaus têm, sem tratamento especial. “Acreditamos firmemente no “livre mercado” e não esperamos depender de incentivos governamentais para sermos competitivos”, afirma o executivo.