Líderes globais de produção de energia solar, os chineses desembarcaram em Manaus para montar na Zona Franca a primeira fábrica de inversor de energia fotovoltaica da América Latina. O investimento é da Livoltek, que inaugura sua primeira fábrica na capital amazonense, nesta quarta-feira (24/07).
Só em Manaus, a Livoltek investiu recursos da ordem de R$70 milhões, tendo como perspectiva abocanhar o enorme potencial do mercado brasileiro.
O Brasil chegou a sexta posição entre os maiores produtores de energia solar e, no ano passado, o setor movimentou R$5,6 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Em 2023, os lucros do mercado de energia solar cresceram 49%. Há espaço para mais expansão e Manaus estará nessa vanguarda econômica.
LEIA TAMBÉM: Especialista alerta sobre impacto da reforma tributária na Zona Franca de Manaus
A Livoltek é a décima empresa chinesa a operar na Zona Franca de Manaus. A empresa pertence ao Hexing Group, holding fundada em 1992 que detém também a marca Eletra Energy, maior fabricante brasileira de medidores eletrônicos. Em Manaus, serão fabricados os inversores de energia solar, baterias de lítios e carregadores de veículos elétricos.