Nesta quinta-feira (18/07), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rios de Ouro, que tem como objetivo combater criminosos envolvidos na extração e exploração ilegal de minérios no Rio Jutaí, interior do Amazonas. As autoridades cumprem quatro mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações na cidade de Porto Velho/RO e Itaituba/PA.
A operação teve inicio a partir de um relatório recebido pela Agência Nacional de Mineração informando que certa cooperativa de garimpeiros apresentou relatório anual de lavra, entre 2020 e 2022, com a validade vencida. Dessa forma, ficou constatado lavratura de minérios sem a devida permissão.
LEIA TAMBÉM: Homem acusado de furtar mais de 10 igrejas tem imagem divulgada
Durante as investigações foi detectado que os responsáveis pela cooperativa realizavam contratos de parceria com dragas garimpeiras para extração do ouro, utilizando permissões de lavra garimpeira inexistentes.
A medida de busca e apreensão visa obter elementos que comprovem a prática dos crimes de extração ilegal de minério e usurpação de bens da União, além de aprofundar a investigação sobre o destino dos minérios.