Estão abertas inscrições para pareceristas da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) em Manaus. A seleção está sendo feita pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e visa credenciar profissionais responsáveis por analisar projetos a serem fomentados na capital amazonense.
O presidente do Concultura, Neilo Batista, informa que essa medida visa agilizar o processo de execução da Pnab Manaus, com a seleção dos pareceristas que vão analisar os projetos concorrentes ao fomento. “Esta é uma das últimas providências necessárias para o lançamento dos editais da Pnab Manaus, com a candidatura de técnicos capacitados para avaliar os projetos a serem apresentados”, explicou.
Podem se credenciar na seleção profissionais, residentes no território nacional, Pessoa Física ou Jurídica – Microempreendedor Individual (MEI), especializados para exercerem a função de pareceristas para análise, emissão de parecer técnico por escrito, atribuição de notas a propostas de projetos culturais, e outros mecanismos de fomento à cultura, inscritos nos editais de chamamento publicados pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).
Nos seguintes segmentos artístico-culturais: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro, Cultura Popular, Cultura Étnica, Cultura Hip-Hop, Cultura LGBTQIAPN+, Demais linguagens (Cultura Geek, Patrimônio, Gastronomia) e outros, para a execução da Lei Nº 14.399, de 8 de Julho de 2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab).
Para se candidatar, é preciso ter idade mínima de 18 anos, brasileiro(a) nato(a), ser residente e domiciliado(a) em qualquer unidade federativa do território nacional; ter, no mínimo, dois anos de atuação comprovada no(s) segmento(s) em que pretende se credenciar, devidamente previstos neste Edital.
Para a comprovação da capacidade técnica para análise da Política Aldir Blanc em Manaus, é necessário apresentar o portfólio, que é a documentação comprobatória de participação em Comissões de Seleção, como declaração, certificado e/ou publicação em Diário Oficial, portal oficial da entidade;
E também os documentos: cópia de diploma ou certificado que comprove a escolaridade mencionada na ficha de inscrição; registros comprobatórios na participação em bancas de avaliação com datas e publicação devidamente referendadas em veículos de comunicação ou em mídias digitais. E mais itens descritos no edital.
LEIA TAMBÉM: Conheça a Política Nacional Aldir Blanc que vai investir R$15 bilhões em cultura no Brasil
O parecerista convocado(a) será remunerado(a) com o valor bruto de R$ 50 por proposta de projeto cultural analisada. Sobre o valor incidirão os descontos dos impostos nos termos da legislação vigente.
Mais informações poderão ser obtidas prioritariamente pelo e-mail [email protected] ou no telefone: (92) 98842-1013.