A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) são documentos fiscais que servem como controle para arrecadação de todas as transações comerciais entre empresas e consumidores finais. A emissão dos documentos é fundamental para a regularidade das empresas e evita dor de cabeças.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 27% do PIB no Brasil é representado pelas Micro e Pequenas Empresas, sendo assim, o cumprimento das obrigações fiscais beneficia a economia do país.
Entre as dúvidas mais comuns está a diferença nas funções das notas fiscais. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) registra a venda de produtos, já a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) registra prestação de serviços. Outra diferença entre as duas é a emissão do documento.
LEIA TAMBÉM: É possível trocar um produto sem nota fiscal?
A NF-e pode ser utilizada por qualquer empresa que possui CNPJ ou CPF, +IE (produtor rural), credenciada pela Secretaria da Fazenda Estadual. A NFS-e é para empresas com CNPJ contribuintes do Imposto Sobre Serviços (ISS), sendo emitida pela Secretaria de Fazenda Municipal ou Prefeitura. Em ambos os casos é necessário ter certificado digital. A emissão das notas fiscais podem ser realizadas no site do GOV.