O Amazonas está entre os estados que terá famílias beneficiadas com o programa Bolsa Verde. O benefício é uma espécie de incentivo à conservação a natureza, com pagamentos trimestrais para famílias que vivem em unidades de conservação, assentamentos e territórios ocupados por comunidades tradicionais, como ribeirinhos, extrativistas, indígenas, quilombolas.
O auxílio é no valor de R$600,00. De acordo com o governo federal, ao receber o recurso, as famílias se comprometem em cuidar da região onde vivem, a utilizar os recursos naturais de forma sustentável e a preservar a floresta, além de ajudar no trabalho de monitoramento e de proteção dessas áreas.
Além dos pagamentos, os beneficiários recebem assistência técnica, extensão rural socioambiental, conservação ambiental e inclusão socioprodutiva.
Como se inscrever no Bolsa Verde?
Existem alguns requisitos para participação no programa Bolsa Verde. O programa é destinado às famílias que se encontram em situação de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que desenvolvem atividades de conservação da natureza na área onde vive.
LEIA TAMBÉM: Mais de 200 mil em risco de perder Bolsa Família em Manaus
Para de inscrever é necessário acessar o site do programa. A solicitação deve ser feita pelo Responsável Familiar cadastrado no CadÚnico. O interessado deve ter cadastro no Gov, para acessar o módulo de adesão ao Programa Bolsa Verde.
Em seguida é necessário assinar o Termo de Adesão ao Programa. As famílias devem residir em territórios contemplados pelo programa. Entre os municípios contemplados no Amazonas estão: Manaus, Boca do Acre, Nova Olinda, Maués, Manicoré, Humaitá, Autazes, Beruri, Pauini, Lábrea, Barcelos, entre outros.
Em casos de dúvidas, o programa disponibiliza o e-mail: [email protected].