Uma adutora de água rompeu, na noite deste domingo (26/05), no bairro Santa Luzia, na zona sul, deixando outros dez bairros da região sem fornecimento de água. As causas do incidente serão investigadas.
De acordo com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), a adutora de 600 milímetros rompeu na rua Henrique Archer Pinto e a concessionária terá de explicar, em um prazo de 48 horas, as causas do rompimento, providências corretivas adotadas, período do desabastecimento e ações mitigadoras para amenizar os prejuízos à população.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, disse que a agência reguladora vai acompanhar todas as ações da concessionária referente às indenizações dos usuários prejudicados, bem como as investigações em torno das causas do rompimento da adutora.
Segundo a empresa Águas de Manaus, devido a manutenção emergencial, o sistema Morro da Liberdade precisou ser paralisado e algumas áreas estão apresentando oscilações no abastecimento de água.
A concessionária estima que, até o fim desta segunda-feira (27/5), o serviço de água tratada deve ser normalizado na área impactada.
LEIA TAMBÉM: Avenida Margarita sofre interdição para troca de adutoras; veja o trânsito na área
A empresa informou que, desde a noite de domingo (26), os moradores afetados pelo rompimento da adutora no Santa Luzia estão recebendo suporte, como limpeza das residências e hospedagem.
As áreas impactadas são Betânia, Colônia Oliveira Machado, Crespo, Educandos, Lagoa Verde, Morro da Liberdade, São Lázaro, Santa Luzia e Vila Humaitá.