Por meio do projeto da disciplina acadêmica Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE), a Faculdade Afya Itacoatiara realiza neste sábado (25/05), uma série de ações na comunidade indígena Jaçanã, localizada a 46 quilômetros da sede do município.
O principal objetivo é contribuir para a conscientização da população em relação à prevenção de doenças por meio de palestras educativas e ao mesmo tempo oferecer serviços de atenção básica em saúde. A iniciativa acontece graças à estreita colaboração entre a instituição de ensino, os membros da etnia e a Secretaria de Saúde (Semsa) de Itacoatiara, município que fica a 270 km de Manaus.
De acordo com a coordenadora da ação, a professora Ádria Vasconcelos Cortez, a ideia do projeto surgiu na disciplina de PIEPE com os alunos do 2° período. Nesse contexto, os discentes realizam seus projetos de extensão.
A temática, “saúde indígena”, foi definida no início do semestre na faculdade. “E a comunidade Aldeia Jaçanã, da etnia Mura, foi escolhida pela história de lutas e superações dos seus membros, e por tudo o que representam para o município amazonense”, justifica Ádria.
Essas ações vão contemplar 88 famílias na comunidade indígena. Para isso, a Faculdade Afya Itacoatiara montou um time com 48 profissionais, entre discentes, docentes e administrativos.
LEIA TAMBÉM: TV Lar Motos seleciona para emprego em Itacoatiara, Coari e Manaus
Nessa etapa, também estarão envolvidos alunos do 2°, 3° e 4° períodos observando e apoiando os atendimentos médicos. Haverá aferição de pressão e teste de glicemia capilar com os estudantes do projeto de extensão “Saúde na Praça” e noções básicas de primeiros socorros para crianças, com os alunos do projeto de extensão “Brigada Curumim e Cunhatã”.
As atividades serão complementadas com palestras educativas sobre saúde da mulher (ginecológica e mamária), hipertensão, diabetes, dengue, amebíase, qualidade de água e saúde bucal.