Desde o início da semana, o sinal de internet e telefonia celular estão sendo impactados em Manaus e nos municípios de Manaquiri, Careiro Castanho e Autazes devido ao rompimento de um cabo de fibra ótica subfluvial da Embratel, no Rio Solimões. O rompimento da fibra aconteceu na última segunda-feira (13/05) e até agora não foi restabelecido.
Segundo a Associação Brasileira de Internet (Abranet), o sinal de internet na capital do Amazonas só está funcionando por conta da Interligação Tucuruí-Macapá-Manaus, mais conhecida como ‘Linhão de Tucuruí’.
A Embratel está com um rompimento desde ontem, começou por volta das 7h40, atingindo várias regiões da cidade com problemas na telefonia celular e no acesso à internet. Isso também está impactando diretamente as cidades que ficam do outro lado do rio. Na capital, a navegação está ocorrendo por contingência, usando o Linhão de Tucuruí.
LEIA TAMBÉM: Manaus enfrenta apagão de internet neste sábado
Conforme a Embratel, os operadores já estão atuando no local para fazer a fusão da fibra rompida. A situação é considerada crítica por ser debaixo do rio. Por conta do rompimento na fibra, três cabos que chegam ao estado estão com defeito. Dois deles vem do Pará e um vem de Porto Velho.