O fortalecimento das relações do Amazonas com a Índia e a atração de novos investimentos para a Zona Franca de Manaus (ZFM) foram pautas de uma reunião entre o Governo do Estado e representantes do país asiático. Nesta quinta-feira (04/04), o vice-governador Tadeu de Souza recebeu, em seu gabinete, a comitiva da cônsul-geral da Índia em São Paulo, Manisha Swami, para dar início às tratativas.
No encontro, o vice-governador reforçou o compromisso da gestão Wilson Lima com a manutenção de um ambiente de negócios que ajuda a manter mais de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), aliando geração de empregos com a preservação da floresta. Atualmente, duas empresas indianas – Royal Enfield e Bajaj – estão em atividade no polo de duas rodas do parque fabril amazonense.
“A cônsul da Índia está visitando o Amazonas para fazer essa prospecção de outras áreas de desenvolvimento econômico e de atuação, afinal de contas, temos perfis muito parecidos. Temos uma grande população, um grande centro consumidor e a tecnologia e industrialização muito desenvolvidas. A gente fortalece essas relações bilaterais e a capacidade de atrair investimento do capital indiano aqui na Amazônia”, disse Tadeu de Souza.
LEIA TAMBÉM: Farinha de Uarini é declarada Patrimônio Cultural do Amazonas
Pela primeira vez em missão oficial no Amazonas desde que assumiu o posto, a cônsul-geral afirmou que a Índia planeja estabelecer novas parcerias com o estado em outras áreas estratégicas, incluindo o setor primário. De acordo com a diplomata, o objetivo é intensificar a presença de indústrias indianas no PIM a partir do investimento no potencial de mercados como o de eletroeletrônicos.
“Já temos boas parcerias, especialmente no setor de duas rodas, que está crescendo muito, tanto na Índia como no Brasil. Estamos aqui para explorar mais oportunidades. Como sabemos, o setor de eletroeletrônicos é muito forte no Amazonas, o que também está acontecendo na Índia. Também discutimos sobre produtos agrícolas, em geral. Então, vejo muitas oportunidades em todas essas áreas”, afirmou Manisha.