A partir da próxima semana, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza um mutirão de crédito rural em Tapauá e Urucará (distantes 449 quilômetros e 261 quilômetros de Manaus, respectivamente). A ação é voltada a pescadores artesanais e agricultores familiares.
A campanha de concessão de linhas de financiamento ao setor, está prevista para o período de 08 a 17 de abril, nas Unidades Locais (UnLoc’s) do Idam nos dois municípios.
Em Urucará, a ação de crédito rural será destinada a agricultores familiares e pescadores artesanais, enquanto em Tapauá, a programação visa, exclusivamente, pescadores artesanais. A expectativa é que, pelo menos, 110 trabalhadores rurais sejam atendidos, sendo 60 em Tapauá e 50 em Urucará.
“Técnicos do Idam atuarão na elaboração de projetos de crédito rural, que, posteriormente, serão encaminhados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do recurso demandado. Essa é uma iniciativa que visa garantir recursos para que esses trabalhadores desenvolvam as atividades da melhor maneira possível”, disse o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Documentos necessários para conseguir o crédito rural
Para solicitar o serviço, pescadores artesanais devem apresentar RG, CPF, certidão de casamento (se casado), comprovante de residência, a Carteira do Pescador Artesanal (RGP) atualizada, a proposta para a aquisição de máquinas, equipamentos e apetrechos de pesca, a cartão de banco (conta corrente).
Os agricultores familiares devem ter em mãos o RG, CPF, comprovante de residência, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e documento do terreno.
LEIA TAMBÉM: Veja as novas regras para crédito rural no Brasil
Idam planeja ordenamento de atividade pesqueira
Além da ação de crédito, em Tapauá, o Idam também vai promover reuniões com representantes de pescadores artesanais da comunidade Castanheirinha, com o intuito de debater o ordenamento pesqueiro do rio Itaparanã.
“Identificamos que o rio Itaparanã, afluente do rio Purus, tem um potencial muito grande para o manejo do pirarucu. Então, os pescadores que moram às margens deste rio estão se organizando para fazer um acordo de pesca com fim da implementação do manejo. Fazer as contagens, as regras e zoneamento dos lagos”, informou o engenheiro de pesca do Idam, Flávio Ruben.
Conforme o engenheiro, os diálogos sobre o ordenamento pesqueiro ocorrerão entre os dias 13 e 14 de abril na UnLoc Idam/Tapauá.
Endereços
A UnLoc Idam/Urucará está localizada na rua São Paulo, nº 345, bairro Centro, Urucará/AM. Já a UnLoc Idam/Tapauá está situada na avenida Presidente Costa e Silva, nº 168, bairro Manoel Costa, Tapauá/AM.