A vacinação contra a dengue está disponível em 171 postos de atendimentos em Manaus. A imunização gratuita é destinada às crianças com idade de 10 e 11 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. A estimativa é para um público de mais de 65 mil crianças na capital.
Para receber a vacina, a criança deve comparecer em um dos pontos de imunização gerenciados pela Semsa Manaus, acompanhada de um dos pais ou de um responsável, levando o documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e cartão de vacina.
LEIA TAMBÉM: Dengue: tire as principais dúvidas sobre a doença
Dentre as 171 salas da Semsa que participam da estratégia, estão oito unidades de saúde que atendem em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A lista completa de locais, com endereços e horários de funcionamento, está disponível no site manaus.am.gov.br/semsa ou diretamente pelo link bit.ly/SalasVacinaManaus.
A meta da estratégia é imunizar 90% da população de 10 a 14 anos contra a dengue em Manaus. As crianças de 10 e 11 anos foram definidas como as primeiras a receber as vacinas por recomendação do Ministério da Saúde, em razão da limitação de doses e do maior índice de hospitalização pela doença nessa faixa etária.
Para atendimento do público-alvo inicial, a Semsa recebeu do Ministério da Saúde um lote com pouco mais de 65 mil doses da vacina Qdenga, indicada para a prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo do vírus. À medida que novos lotes forem encaminhados, a vacinação alcançará progressivamente as demais populações dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI).
O esquema completo da Qdenga abrange duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre aplicações. Pessoas que tiveram infecção por dengue devem aguardar seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, deve-se assegurar que a segunda seja aplicada ao menos 30 dias após o início dos sintomas.
A vacina contra a dengue pode ser aplicada junto com as demais do Calendário Nacional de Vacinação, exceto as de febre amarela, tríplice viral e varicela, que requerem um intervalo de 30 dias.
O imunizante é contraindicado para gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com HIV ou com imunodeficiência congênita ou adquirida, ou que estejam em uso de medicamentos imunossupressores.