O ex-prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, foi condenado a 18 anos de prisão por desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito. A decisão é do juiz federal Thadeu José Piragibe Afonso, da 2ª Vara Federal Criminal, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
As investigações identificaram um esquema de fraudes à licitações que desviou cerca de R$56 milhões da prefeitura irandubense. Xinaik foi preso em 2015 quando era prefeito. Além dele, ex-secretários e ex-vereadores foram condenados, mas poderão recorrer em liberdade.
LEIA TAMBÉM: Em Iranduba, Polícia prende homem que tentou matar ex-companheira
Além do ex-prefeito de Iranduba, outro condenado foi o ex-secretário de Finanças e Infraestrutura do município David Queiroz, também sentenciado a 18 anos de prisão. Dez vereadores foram sentenciados a 15 anos de prisão, após a Justiça considerar consistentes as provas de que eles recebiam mesada para não fiscalizar os contratos.
Os condenados são Antônio José Muniz Viana, Francisco Elaime Monteiro da Silva, Paulo Roberto Bandeira, Antônio Alves de Lima Filho, Antonio Gerlande Rodrigues de Lima, José Augusto da Silva Souza, Salim da Silva Lima, Nedy Santana Vale, Raimundo Jarison França Azevedo e Jânio Mesquita da Silva.
A ex-vereadora Cristiane Maranhã foi absolvida por falta de prova.