O Governo do Amazonas lançou, nesta sexta-feira (23/02), a segunda fase do programa Atualiza Pescador que tem como foco resguardar a saúde e a segurança dos trabalhadores do setor de pesca. O lançamento foi feito pelo vice-governador Tadeu de Souza em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
No município, o vice-governador destacou que, ao término da nova fase do programa, serão 3,2 mil kits distribuídos a trabalhadores de todos os 61 municípios. Além de Iranduba, equipes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) também fizeram entregas em Parintins (a 369 quilômetros da capital), totalizando 70 pescadores beneficiados no primeiro dia da ação.
Cada kit contém camisa de proteção UV, chapéu, lona, colete salva-vidas e protetor solar. De acordo com Tadeu de Souza, a iniciativa simboliza a atenção do Governo do Estado à saúde dos trabalhadores do setor pesqueiro e, ao mesmo tempo, os auxilia a enfrentarem as dificuldades impostas pelas mudanças do clima, que agravam os fenômenos naturais e elevam as temperaturas na região.
“É uma demonstração de que essa atividade ancestral, que é a cara e identidade de todo Amazonas, é uma questão sensível e de preocupação do governador Wilson Lima. Preocupação com a saúde do trabalhador, preocupação com a sua segurança. Uma demonstração do quanto essa atividade é importante dentro do estado do Amazonas e do sistema econômico”, declarou o vice-governador.
Balanço do Atualiza Pescador
Na ocasião, Tadeu de Souza também fez um balanço do programa Atualiza Pescador e salientou que, somente no passado, foram beneficiados 1,1 mil pescadores das cidades de Anamã, Apuí, Benjamin Constant, Caapiranga, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Manaquiri, Manaus, Maraã, Nhamundá, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Silves e Tapauá.
LEIA TAMBÉM: Tadeu de Souza reúne conselhos para debater setor primário
“O programa Atualiza Pescador beneficiou 19 municípios em 2023 com a entrega de 1,1 mil kits. E, agora, em 2024, serão entregues mais de 3 mil kits e a gente vai atingir todos os municípios do Amazonas. Uma demonstração de fortalecimento da classe e de todos os atores que estão no ambiente da atividade de pesca, das associações, as colônias e os sindicatos”, afirmou o vice-governador.
Além dos kits do Atualiza Pescador, os trabalhadores de Iranduba receberam, durante a cerimônia de lançamento da segunda fase do programa governamental, 92 motores de rabeta. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de R$ 100 mil liberados pelo governador Wilson Lima por meio de uma emenda do deputado estadual João Luiz.