Nesta sexta-feira, (09/02), a Polícia Federal deflagrou a Operação Nirmata, em Manaus, com o objetivo de identificar envolvidos na criação de uma notícia falsa envolvendo o prefeito David Almeida (Avante). O caso é definido como crime eleitoral e é um dos primeiros com uso de Inteligência Artificial (IA) nas eleições municipais desse ano.
Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, tendo como alvos um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores da “fake news”.
Como resultado, foram apreendidas mídias computacionais, bem como os suspeitos intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal. Acompanham as diligências, o Ministério Público Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil.
LEIA TAMBÉM: PF prende suspeitos de montagem contra David Almeida
O áudio com a fake news envolvendo David Almeida foi divulgado um dia depois de manifestação realizada por professores, que cobravam o pagamento do auxílio Fudeb do ano passado. Na montagem, uma voz semelhante a do prefeito aparece insultando os docentes.
Naquela ocasião, a PF iniciou as investigações e disse que conseguiu provar tecnicamente que o material que circulou não era autêntico. Em nota distribuída à imprensa, a polícia disse ter conseguido identificar o sistema usado, quem produziu o áudio, o local de produção e uma agência de publicidade responsável pela divulgação e propagação em plataformas digitais.