A chuva em Manaus causou estragos em vários pontos da cidade e deixou pelo menos três pessoas feridas, nesta quinta-feira (01/02). Conforme a Defesa Civil, foram registradas 12 ocorrências de desastres naturais desde o início da manhã. Foram sete casos de alagações, mas houve também deslizamentos e destelhamentos de casa.
Na rua Jerimum, bairro Terra Nova, um muro desabou sobre uma casa e deixou os moradores feridos. Uma mulher e os dois filhos dela ficaram feridos. O Samu realizou o atendimento e encaminhou as vítimas para o SPA do Galileia. O cachorro da família está desaparecido.
Para a TV Amazonas, os moradores disseram temer que o barranco ceda sobre as outras residências do local.
No Monte das Oliveiras, também na zona norte, a alagação deixou dezenas de casas embaixo d’água e gerou protestos dos moradores.
A Defesa Civil registrou as ocorrências por meio do 199, telefone usada para atendimento de emergências. A prefeitura não informou os bairros que enfrentaram problemas, disse apenas que as alagações ocorreram na zona norte, oeste e centro-oeste e que os deslizamentos acontecerem nas zonas sul e leste da capital.
LEIA TAMBÉM: Barranco cede e deixa Avenida das Torres interditada
A zona norte foi a mais atingida pela chuva em Manaus e concentrou seis das ocorrências atendidas pela Defesa Civil. A única ocorrência de desabamento foi registrada em uma residência localizada na zona Norte. O registro de destelhamento aconteceu na zona Sul da cidade.
De acordo com o relatório de pluviometria divulgado pela Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), a média de chuva na zona norte foi de 22,8 milímetros. Já na zona Sul, o registro foi de 34 milímetros. Na zona Leste, 32,8 milímetros e na zona Centro-sul, 22,8 milímetros.
Estações pluviométricas no Amazonas com registro de acumulado de precipitação acima de 30 mm nas últimas horas, conforme o Cemaden.
1 – HUMAITÁ (São Domingos Sávio): 109.83 mm;
2 – HUMAITÁ (São Pedro): 106.59 mm;
3 – MANAUS (Igarape do Mindu): 37 mm
4 – BERURI (São Francisco): 36.85 mm;
5 – APUÍ (Centro): 36.44 mm;
6 – MANAUS (Puraquequara): 33.28 mm;
7 – SILVES (Panorama): 32.4 mm;
8 – ITACOATIARA (Mamoud Amed): 31.35 mm;
9 – PRESIDENTE FIGUEIREDO (Praça das Torres): 30,89 mm.
Veja as ocorrências das chuvas