O Banco Central abriu concurso público para preenchimento de 100 vagas imediatas de analista. A remuneração inicial é de R$ 20.924,80 e as provas devem acontecer no dia 19 de maio.
Os cargos disponíveis são de analista de economia e finanças e de tecnologia da informação. Os candidatos precisam ter diploma de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o cronograma do concurso, as inscrições iniciam no dia 22 de janeiro e vão até o dia 20 de fevereiro somente pela internet. A taxa de inscrição será de R$ 150. As provas acontecerão em todas as capitais do País no dia 19 de maio. Os aprovados trabalharão nos departamentos do BC em Brasília.
LEIA TAMBÉM: Detran Amazonas convoca mais 16 aprovados em concurso público
Além das 100 vagas imediatas, o concurso permitirá 300 aprovados, 150 para cada carreira. O limite de aprovados para cada cargo seguirá a seguinte distribuição: 112 pessoas em ampla concorrência, 8 pessoas com deficiência e 30 pessoas negras. Para as vagas imediatas, serão 37 pessoas na ampla concorrência, 3 pessoas com deficiência e 10 pessoas negras.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável por executar o concurso do Banco Central. A primeira etapa terá as provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Além das provas, haverá sindicância de vida pregressa (eliminatória) e avaliação de títulos (classificatória). Na segunda etapa ocorrerá um programa de capacitação, que é eliminatório e classificatório.