O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou mais de 80 toneladas de alimentos para instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social no estado. Os ítens foram adquiridos de agricultores por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e vão beneficiar 10 mil famílias que sofreram impactos com a seca dos rios.
Ao todo, 16 entidades sociais foram atendidas pelo Governo do Estado com a doação realizada nesta quarta-feira (20/12). Na ocasião, o governador também lançou, de forma inédita, Chamada Pública do Edital do PAA Indígena voltado para os povos originários e comunidades tradicionais do Amazonas.
O PAA é um programa do Governo Federal, executado por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina, gratuitamente, às pessoas sem acesso à alimentação adequada e saudável, atendidas pela rede da assistência social.
Entre os 68 agricultores que venderam seus produtos está Cliciane Ferreira, da comunidade do Catalão, no município de Iranduba, onde há 72 famílias que vivem da agricultura. Por meio do PAA, eles venderam R$ 15 mil em hortaliças.
“Nós viemos da estiagem, nossos produtos estavam todos se perdendo, até aparecer essa oportunidade numa hora excelente. Aqui trouxemos vários produtos, foi bom mesmo para a gente agricultor para escoar a nossa produção”, comentou Cliciane.
LEIA TAMBÉM: Wilson Lima inaugura ramais e comemora 30 quilômetros de pavimentação em Manacapuru
“Aqui a gente faz um ciclo completo porque nós estamos comprando do pequeno produtor e com um preço mais competitivo, um preço melhor que de mercado, e por outro lado estamos ajudando aquelas pessoas que de outra forma não teriam, por exemplo, uma mesa farta na ceia de Natal“, disse o governador do Amazonas.
Representando uma das instituições beneficiadas, Rediney Santos da Rocha é vice-presidente do Clube de Mães de Nossa Senhora de Nazaré, que existe há 35 anos. A instituição tem, aproximadamente, 500 famílias cadastradas e já foram contempladas outras três vezes com doações de alimentos pelo Estado.
“Tem sido uma bênção para a gente. Chegou na hora certa. Não houve ainda um governador melhor que esse, que trabalhasse com as instituições, através dos alimentos para a gente chegar até a ponta, chegar até a família em vulnerabilidade social”, disse Rediney.