O Governo do Amazonas informou, nesta terça-feira (05/12), os avanços nas obras de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água da sede do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus).
Executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o investimento é da ordem de R$23,4 milhões. O novo sistema vai fornecer água tratada e de boa qualidade para a população do município. A obra contempla diretamente os bairros Bela Vista, Viver Melhor, Grande Vitória, Laguinho, Nova Conquista, Peti, Badajós e Centro.
Com avanço de 35%, a obra para o abastecimento de água em Codajás contempla a instalação de uma balsa metálica flutuante, com capacidade de captação de 300 m³ de água por hora, e a implantação de adutoras de água bruta e de água tratada com a mesma capacidade de captação.
Também será construída uma estação de tratamento de água; um reservatório semi-enterrado, com capacidade de armazenamento de um milhão de litros de água tratada; um reservatório elevado, com capacidade para armazenar 400 m³; e t rês reservatórios elevados, com capacidade de 300 m³. Os quatro reservatórios elevados serão construídos nos bairros Badajós, Bela Vista, Nova Conquista e Centro.
LEIA TAMBÉM: Pastor é preso após estuprar menina de 11 anos em Codajás
Além desses, haverá a construção de uma estação elevatória de água tratada, uma casa de cloração química para dosagem de elementos como a cal, para a correção do PH; aplicação de sulfato de alumínio, para coagulação; polímeros floculantes; e do cloro, para desinfecção; assim como um depósito de produtos químicos; um laboratório de análise da qualidade da água; e uma agência local para atendimento ao público.
Todas as 150 ligações intradomiciliares já estão prontas, aguardando a conclusão da obra para a interligação com a rede de distribuição, que irá contar com instalação de ramal predial; cavalete; hidrômetro; e reservatório elevado sobre estrutura de concreto; além de caixa d’água com capacidade para armazenar até mil litros de água.
Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água no interior contribuem não apenas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também para aumentar os índices referentes à saúde da população.
“A água proveniente do sistema de abastecimento de água que nós entregamos é de boa qualidade e auxilia na prevenção da contaminação da população com doenças de veiculação hídrica, e que são um grande problema no interior do estado. Mais do que levar uma infraestrutura de excelência para as pessoas, queremos contribuir com melhorias e proporcionar meios para que a comunidade possa ter mais qualidade de vida”, destacou.
Situado na região do Rio Negro-Solimões, o município de Codajás conta com uma população de 29.549 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao último Censo, realizado em 2022.