Moradores de 19 bairros estão enfrentando problemas de falta de água em Manaus. As denúncias foram recebidas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), deu um prazo de três dias para a concessionária Águas de Manaus esclarecer o problema que atinge o sistema hidráulico Nova Floresta.
O sistema hidráulico Nova Floresta abastece mais de 20 localidades entre bairros e comunidades na zona Leste de Manaus, como o Zumbi 1 e 2, Nova Vitória, Tancredo Neves, Cidade do Leste, Grande Vitória, Novo Reino, São José 1, 2 e 3, Gilberto Mestrinho, Jorge Teixeira 2 e 4, Santa Inês, Bairro Novo, Monte Sião, Brasileirinho, Cidade Alta e João Paulo 2.
De acordo com a Ageman, a empresa deve apresentar, até o fim desta semana, soluções definitivas para a falta de água nos bairros da zona leste de Manaus.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira, disse ter constatado diversos comunicados da empresa informando a ocorrência de manutenções no referido sistema e as constantes alterações de horários previstos para a retomada do abastecimento.
“Desde o dia 31 de outubro, a empresa divulgou reiterados comunicados referentes às manutenções no sistema hidráulico Nova Floresta, com postergações de horários e datas para regularização. Nós encaminhamos o ofício à empresa, solicitando informações acerca da normalização do sistema que não foi respondido dentro do prazo e identificamos que no dia 9 de novembro, foi realizada uma nova manutenção de rede emergencial no mesmo setor do Nova Floresta, provocando a paralisação, o que caracteriza a reincidência do problema. Por isso, estamos notificando a concessionária para apresentar soluções definitivas a fim de normalizar o abastecimento nas áreas atingidas”, afirmou Elson Andrade.
Além dos informes divulgados pela empresa, técnicos da Ageman ouviram diversos moradores das áreas afetadas e os usuários também fizeram reclamações nas redes sociais.
Conforme a notificação, a empresa Águas de Manaus deve informar em até três dias úteis quais medidas estão sendo tomadas para garantir a solução do problema de forma definitiva, bem como apresentar os reais motivos que têm ocasionado as manutenções emergenciais.
Em nota, a Águas de Manaus disse que recebeu a notificação da Ageman e que vai prestar todos os esclarecimentos dentro do prazo estabelecido. A empresa reforçou que segue à disposição de todos os órgãos competentes e dos moradores.
Como denunciar problema de falta de água em Manaus?
A Ageman reforça que a Ouvidoria do órgão regulador atende as demandas dos usuários por meio dos números 98410-3247, 98842-2919, 0800 092 3511, e também por meio de formulário que pode ser acessado no site da Ageman no endereço e ainda pelo e-mail [email protected].
A Ouvidoria da Ageman atende as demandas referentes aos problemas envolvendo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul. O atendimento presencial ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, nas dependências do PAC do Shopping Phelippe Daou, localizado em frente ao Terminal 4, no bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus.
Cabe à Ouvidoria receber as solicitações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e críticas) e também realizar um trabalho de prevenção, apuração e a mediação de divergências.