O prefeito David Almeida (Avante) aparece na liderança da corrida eleitoral para a prefeitura de Manaus, em 2024, em pesquisa divulgada pela Perspectiva Mercado e Opinião. A sondagem captou uma queda nas intenções de votos no atual prefeito e um crescimento para o deputado federal Amom Mandel (Cidadania).
Em relação às sondagens anteriores, realizadas pelo instituto, David Almeida perdeu pontos e Amom ganhou. Com isso, o deputado federal conseguiu reduzir a diferença e alcançou um empate técnico, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2%. Foram ouvidos dois mil eleitores entre os dias 25 e 31 de outubro deste ano.
Conforme a Perspectiva, David Almeida aparece na frente nas intenções de voto dos manauaras para 2024. Ele alcançou 31,5% das declarações dos eleitores na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado. Já Amom vem logo em seguida, com 27,1%.
Além dos dois, outros dez nomes que podem concorrer nas eleições para a prefeitura de Manaus, ano que vem, pontuaram. Em uma guerra judicial contra o PL, Coronel Menezes aparece em terceiro lugar, com 6,7%. Na sequência está o deputado estadual Roberto Cidade (4,2%), o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (3,9%), Capitão Alberto Neto (3,7%), Marcelo Ramos (2,7%), Alessandra Campêlo (2%) e Carol Braz (1,3%). Wilker Barreto, Ane Moura e Felipe Sousa não alcançaram 1% do interesse do eleitor.
David Almeida e Amom polarizam disputa
A pesquisa de outubro deste ano é a quarta realizada pela Perspectiva para avaliar o interesse do eleitor em nomes para comandar a prefeitura de Manaus. O primeiro levantamento foi realizado em dezembro de 2022. Outras sondagens aconteceram em março, agosto e, agora, em outubro deste ano.
Em todas elas, o prefeito David Almeida surge com predileção entre os eleitores, rivalizando com Amom, cristalizado na segunda colocação. Coronel Menezes vem registrando uma fuga de interesse do eleitorado, captada pela sondagem. Na primeira, ele surgiu com 12% das intenções de votos e agora está com 7%, uma queda significativa de cinco pontos percentuais.
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), o deputado Roberto Cidade surgiu no primeiro levantamento com 2% das intenções dos eleitores. Cresceu e alcançou 4% nesse último levantamento.
Nas três primeiras sondagens, Amom manteve a estabilidade, com 26%. Agora, chegou a 27%.
Já David Almeida registrou 29% em dezembro, subiu para 32% em março deste ano, cresceu mais ainda em agosto, alcançando 37%. Agora, recuou para 31,5%.
Ex-prefeito é o mais rejeitado
Antecessor de David Almeida, o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto pontuou na pesquisa, mas é destaque em outro indicador: a rejeição. Ele lidera em impopularidade e 32,5% dos entrevistados afirmaram não considerar votar nele em hipótese alguma.
Marcelo Ramos vem logo em seguida, com 15,2%, e o prefeito David Almeida aparece em terceiro, sendo rejeitado por 13,5% dos entrevistados.