A Receita Federal paga, nesta terça-feira (31), o lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF em 2023, totalizando aproximadamente R$ 643,3 milhões para 354.509 contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram suas pendências com o órgão.
Desse montante, cerca de R$ 427,3 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e deficientes.
O restante do IRPF em 2023 será distribuído entre aqueles que não possuem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Como saber se tem algo a receber IRPF em 2023?
Para verificar se há valores a receber, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Além disso, a consulta ao valor a ser recebido pode ser feita por meio do aplicativo da Receita disponível para tablets e celulares.
O pagamento da restituição será creditado na conta bancária informada na Declaração do Imposto de Renda.
Caso ocorra algum problema, como a conta informada estar desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, os contribuintes podem reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, através do link bb.com.br/irpf, ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se, por qualquer motivo, a restituição não for resgatada dentro do prazo de 1 ano, os contribuintes podem solicitá-la por meio do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, na seção “Declarações e Demonstrativos, Meu Imposto de Renda e Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.