O Cine Casarão Festival, promovido pelo Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), inicia nesta sexta-feira (27/10) e segue até domingo (29/10), gratuitamente.
A partir desta quarta-feira (25/10), o espaço começa a exibição dos curtas-metragens em sua sala de cinema. Nessa primeira edição, a mostra conta com a parceria inédita da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, realizada anualmente na capital paulista.
De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI e organizador do festival, a curadoria dos curtas foi feita pelo jornalista e editor-chefe do site ‘Cine Set’, Caio Pimenta. Já a seleção dos longas regionais foi feita pelo próprio João e os longas nacionais e internacionais foram escolhidos pela equipe da Mostra de Cinema de São Paulo.
“Acredito que conseguimos captar propostas diferenciadas e que, com certeza, irão agradar ao público que gosta e espera por novidades em Manaus”, comenta Fernandes.
O que vai ter no Cine Casarão Festival?
Ao todo, foram selecionados 18 curtas: ‘Cem Pilum: A História do Dilúvio’, de Thiago Morais; ‘Nazaré: Do Verde ao Barro’, de Juraci Júnior; ‘Solitude’, de Tami Martins; ‘Rabiola’, de Thiago Briglia; ‘Ela Mora Logo Ali’, de Rafael Rogante e Fabiano Barros; ‘Curupira e A Máquina do Destino’, de Janaína Wagner; ‘Alexandrina – Um Relâmpago’, de Keila Sankofa; ‘Meus Santos Saúdam Teus Santos’, de Rodrigo Antônio; ‘Essa Terra é Meu Quilombo’, de Rayane Penha; ‘Tapuia’, de Begê Muniz; ‘Uma Mulher Pensando’, de Aida Harika, Roseane Yariana e Edmar Tokorino; ‘Mãri-hi – A Árvore do Sonho’, de Juraci Júnior; ‘Remendo’, de Roger Ghil; ‘Manaus Hot City’, de Rafael Ramos; ‘O Barco e O Rio’, de Bernardo Ale Abinader; ‘Maués, A Garça’, de Isabelle Amsterdam; ‘Ensaio de Despedida’, de Eric Lima; ‘Castanho’, de Adanilo e ‘Cabana’, de Adriana de Faria.
Já os longas regionais e nacionais selecionados foram: ‘A Festa de Léo’, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo; ‘Noites Alienígenas’, de Sérgio de Carvalho; ‘O Dia Que Te Conheci’, de André Novais Oliveira; ‘Saudosa Maloca’, de Pedro Serrano e ‘Terruá Para’, de Jorane Castro. Os internacionais, no total, serão oito: ‘Leme do Destino’, de Julio Bressane; ‘Puan’, de Maria Alché e Benjamín Naishtat; ‘Cultura da Resistência’, de Iara Lee; ‘La Chimera’, de Alice Rohrwacher; ‘Afire’, de Roter Himmel; ‘Meu Casulo de Drywall’, de Caroline Floratti; ‘Samsara – A Jornada da Alma’, Lois Patiño e ‘Sem Coração’, de Nara Normande e Tião.
Vale ressaltar que o Cine Casarão Festival contará com espaços instagramáveis, espaço gastronômico, lounges e shows musicais. Mais informações podem ser obtidas por meio do Instagram Centro Cultural Casarão de Ideias (@casaraodeideias).