Na véspera do aniversário da capital do Amazonas, o governador Wilson Lima entrega o primeiro trecho do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, maior obra de mobilidade urbana integrada da história da capital.
De acordo com o governo estadual, a obra é um presente para a população. O complexo viário contempla 8,7 quilômetros, iniciando no Viaduto Lydia da Eira Corrêa e seguindo até o encontro das avenidas do Turismo e Santos Dumont, zona oeste.
Divido em três etapas, o projeto soma 37,8 quilômetros de vias rápidas e modernas ligando as zonas leste, norte e oeste da capital. Em outras duas fases, a obra parte da avenida dos Oitis (Distrito Industrial II), passando pelos ramais do Brasileirinho e Chico Mendes (zona leste) e pelas avenidas Margarita e José Henriques (zona norte).
Entre os benefícios do Rapidão Rodoanel estão maior fluidez no tráfego; encurtamento de distâncias entre as zonas da cidade; desvio da circulação de veículos pesados, saindo do Polo Industrial de Manaus para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes; redução no consumo de combustível e do tempo de transporte, entre outros.