Três presídios de Manaus ganharam brinquedotecas com o objetivo de melhorar o atendimento aos filhos de detentos. Nesta semana, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) inaugurou o espaço na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).
As brinquedotecas foram criados com o objetivo de proporcionar maior conforto e acolhimento aos filhos das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s), reforçando assim, o estreitamento do laço entre os custodiados e seus familiares, diz a Seap.
Ao todo, três brinquedotecas foram entregues nos presídios de Manaus nas últimas semanas. Além da UPP, o Centro Detenção Provisória de Manaus I e II (CDPM I e II) também tiveram seus ambientes inaugurados nos dias 06 e 09 de outubro, respectivamente.
Como são as brinquedotecas nos presídios de Manaus?
As brinquedotecas contam com pinturas temáticas infantis, interações lúdicas, espaço para desenho, além de brinquedos fabricados pelos próprios custodiados da unidade.
Ao todo, 24 reeducandos do Programa Trabalhando a Liberdade atuaram na construção do espaço nas funções de desenhista, pedreiro, artífice, soldador, artesão e pintor.
“As brinquedotecas presentes nas unidades prisionais vão além de um espaço recreativo, elas foram feitas para aproximar os custodiados de seus familiares, fortalecer relações e, principalmente, humanizar o espaço carcerário que é tão estigmatizado pela sociedade”, afirmou o titular da Seap, coronel Paulo Cesar.