Um deslizamento em Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) deixou um morto e quatro pessoas desaparecidas. O fato aconteceu na comunidade do Arumã e atingiu mais de 200 pessoas. O desastre ocorreu na noite deste sábado (30/09) e foi provocado pelo fenômeno terras caídas.
Até o momento, há confirmado o óbito de uma criança e quatro desaparecidos, sendo três soterrados e uma pessoa no rio.
A comunidade que sofreu o deslizamento em Beruri fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus.
De acordo com dados da Defesa Civil do Amazonas, outras dez pessoas apresentaram ferimentos e foram atendidas pelas equipes de saúde que estão no local. A maioria apresentou quadro de crise hipertensiva e uma pessoa está com suspeita de fratura.
Força-tarefa após deslizamento em Beruri
O Governo do Amazonas montou uma força-tarefa para atender moradores e uma equipe de policiais militares e técnicos da Defesa Civil se deslocou, ainda ontem, para a comunidade. Na manhã de domingo (1º/10), cerca de 30 profissionais de diversos órgãos do Estado seguiram para a localidade, saindo de Manacapuru e Manaus.
“Lamento o ocorrido na comunidade do Arumã e quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse o governador Wilson Lima.
Os trabalhos estão sendo coordenados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), e conta com mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em áreas colapsadas.
Ainda na noite de sábado, logo após o ocorrido, uma equipe composta por Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual de Beruri realizou os primeiros atendimentos.